Pra Que Lado… é o Mundo: Chapada dos Veadeiros

Alerta de post com MUITAS fotos, muito verde e muita beleza.

Antes de começar a falar da Chapada, quero incentivar aqui o desprendimento e o “se jogar” para viagens inesperadas e com pessoas totalmente novas na sua vida.

Um belo dia, conversando com uma amiga do trabalho, ela me disse que ia no feriado pra lá com uns amigos e me chamou. Demorei 24 horas pra pensar se seria legal ou não viajar com pessoas que eu nunca tinha visto na vida. Aí entrei no site da TAM e a passagem tava com um preço ok. Pensei por 2 minutos, comprei e fui sem nem saber direito onde eu ia ficar, já que o pessoal já tinha fechado quase tudo. E foi incrível!

Moral da história, se algo parecido acontecer com você, não deixe a oportunidade passar. The end. hahaha

Agora vamos lá que tem muita coisa pra falar!

1. What the fuck is Chapada dos Veadeiros? 

A Chapada é uma região no meio do cerrado de Goiás e é Patrimônio Natural da Humanidade desde 2001. Já teve vários garimpos e hoje atrai turistas pelas trilhas, cachoeiras e visual incrível.

 

2. Entendi. E como eu chego lá? 

Brasília é a capital mais próxima. Então você pode pegar um avião até lá e ir de carro até Alto Paraíso, o que dá mais ou menos umas duas horas e meia (são uns 240 kms). Alto Paraíso é uma das cidades da Chapada. Prepare-se pra babar pela estrada. É uma das mais lindas que eu já vi. Acho que me apaixonei pelo Cerrado hahahahaProcessed with VSCOcam with c1 preset

3. Qual o melhor lugar pra se hospedar?

Antes de eu ir, muitas pessoas vieram me falar: “você pre-ci-sa ficar em São Jorge. Não fica em Alto Paraíso”. E eu só pensava “ai, tomara que o pessoal tenha fechado a pousada nessa tal de São Jorge”. E, como a galera era esperta, foi lá que ficamos. São Jorge é uma vila sem asfalto, mas muito, muito fofa. É lá que fica a entrada pro Parque Nacional, e é lá que rolam várias festas, barzinhos e restaurantes. Além do artesanato local. Quando eu voltar, vou ficar lá de novo com certeza.

Processed with VSCOcam with c1 presetIMG_2714 Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset

4. As trilhas são tensas? 

Não vou te enganar, tem umas que são sim. Mas nada desesperador, dá pra fazer numa boa. Mas não faça como eu e acredite na força do sol do Cerrado. As marcas de sol da mochila, da manga da blusa, do short… nada disso é legal e eu voltei pro Rio com todas elas =/ hahaha Leve também água e um lanchinho.

Ah! Algumas trilhas são cheias de pedras e obstáculos no chão e, por causa disso, você acaba esquecendo que dar uma olhadinha na vista. Aqui fica o meu lembrete: anda um pouquinho, olha pra cima, anda um pouquinho, olha pra cima.

Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 presetIMG_2696

5. Vamos falar das cachoeiras? Vamos! 

– Vale da Lua

O Vale fica numa propriedade privada e, por isso, você precisa pagar R$20,00 pra entrar. Fica a uns 10 kms de São Jorge e, uma vez lá, você faz uma trilha de uns 800 metros até chegar na cachoeira/piscininha. Acho que o Vale da Lua, por ter um acesso tão fácil, parece ser o mais cheio. Todo o chão do Vale é formado por pedras meio arredondadas, que fazem você sentir como se tivesse pisando na Lua.

Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with RookieIMG_2558

– Parque Nacional

Pra entrar no Parque é importante chegar bem cedo (umas 9:00, no máximo), principalmente se você for num feriado. Quando chega a um número x de pessoas ninguém mais entra. Lá dentro você pode escolher entre algumas trilhas. Nós fizemos a da Cachoeira das Cariocas e Cânion 2. Se prepara que é muito chão e sol na cabeça. São 5 kms até o destino final, mas o mergulho na água geladinha resolve tudo. Só não esquece que você vai ter que voltar todos os 5 kms de novo 🙂

Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 presetIMG_2823 IMG_2781Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset

– Cachoeira de Santa Bárbara

No terceiro dia fomos para Cavalcante, que é outra cidade também da Chapada. São uns 100 kms de distância, saindo de Alto Paraíso. Vá cedo pra conseguir aproveitar bem o dia.

Em Cavalcante fica uma das cachoeiras mais famosas da Chapada toda, a Santa Bárbara. A fama fica por conta da água azulzinha cristalina e linda. Pra chegar nela, você vai pegar uma estrada de terra TENSA, mas vai na fé. Rola um esquema na cidade de que você precisa ter um guia pra chegar na cachoeira, mas nosso carro tava cheio e não cabia nenhum guia. Fomos sem e sobrevivemos.

IMG_2924 Processed with VSCOcam with t1 preset

Quando a gente chegou na cachoeira, ela tava assim, vazia. Cinco minutos depois, lotou. Pelo menos deu tempo de tirar essa foto.

– Cachoeira da Capivara

Já que o caminho até a Santa Bárbara não é fácil, aproveita que tá por ali e não deixe de ir na Cachoeira da Capivara. É ali pertinho. Pode não ter a água azul, mas eu achei mais bonita e diferente. São vários níveis de queda d’água e trilhas pra vocês conseguir ver todos eles.

IMG_2996

Esse abismo da foto acima, na verdade, cai aqui:

IMG_2955 IMG_2954

– Cataratas dos Couros

Na volta pra Brasília, entrando numa estrada de terra complicada de uns 30 kms, você chega nas Cataratas dos Couros.

IMG_3091IMG_3086

Piscininha das boas!

Um feriado de quatro dias foi super curtinho pra conseguir ver tudo que eu queria ver, mas COMO valeu a pena. Realmente, aquele lugar tem uma energia fora do comum. Baterias recarregadas por tempo indeterminado.

Processed with Rookie

Anúncios

10 comentários sobre “Pra Que Lado… é o Mundo: Chapada dos Veadeiros

  1. Gostei muito da sua forma simples, porém autêntica de escrever. Você consegue deixar na escrita a mesma impressão de singularidade que deixa naqueles que te conhecem. Espero revê-la em breve. Beijos

    Curtir

  2. Pingback: Pra Que Lado… tem Dica: Fotografia Mobile | Pra que lado

  3. Pingback: Pra Que Lado… tem Música: Playlist de Junho | Pra que lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s