Pra Que Lado… é o Mundo: Berlin

Processed with VSCOcam with f2 preset

Minha paixão pela Europa começou por essa cidade. Berlin foi o primeiro lugar na Europa onde eu coloquei os pés, o que me faz ser um pouco diferente da maioria das pessoas que vão pro velho continente. A Alemanha normalmente é uma das últimas opções, mas pra mim, sempre foi a primeira. Estudei em um colégio alemão e, por isso, sempre tive vontade de ir pra lá. Minha primeira vez em Berlin foi em uma primavera (maio, pra ser mais exata). Os dias estavam todos lindos e eu andava saltitando pelas ruas. Tinha certeza de que, se fosse pra escolher um lugar pra morar, que não fosse o Rio, seria lá. Até fiz um post com dicas de lá aqui.

Dessa vez, a sensação foi um pouco diferente, por alguns motivos:

– O trem na Alemanha estava em greve, bem na época que estávamos chegando ou indo embora. Por sorte, a greve sempre encerrava no dia seguinte que a gente teria que pegar o trem, então não passamos por nenhum graaande perrengue. Mas eu não consegui ficar tranquila o suficiente e curtir a cidade na boa.

– A concorrência. Paris e Amsterdam são cidades MUITO bonitas. Berlin tem todo o seu charme, claro. Mas a concorrência estava pesada e o nível lá em cima.

– O clima. Berlin na primavera e no outono, que eu fui dessa vez, são completamente diferentes. Só posso imaginar a diferença do inverno para o verão… E isso influencia diretamente no humor das pessoas nas ruas.

 

Mas não me entenda mal. Berlin ainda é uma das minhas cidades preferidas no mundo. Ainda fico com vontade de morar lá, mas se for para visitar, recomendo que você escolha a primavera ou o verão.

Processed with VSCOcam with f2 preset

 

O mais legal da passagem pela cidade dessa vez é que fiz coisas que não tinha feito da primeira vez.

– Eu acho a torre de TV linda. Eu fico até meio boba porque, de qualquer lugar que dê pra avistá-la eu aponto e falo “olha a torre lá!” hahaha E dessa vez, estava rolando o Festival de Luzes de Berlin. Então ela estava super iluminada, com luzes piscantes, que mudavam de cor. Enfim, fiquei bobassa. Subimos na torre a noite, quando a fila de espera é bem menor. Lá funciona assim: Você compra o seu ingresso e eles já te dizem por volta de que hora vai chegar a sua vez de subir, então você pode comprar o ticket e dar uma voltinha pela Alexanderplatz, onde ela fica. A Alexanderplatz concentra boa parte das lojas e shoppings de Berlin. Também tem algumas ruas nos arredores com lojas muito boas.

Lá em cima você pode comprar uma bebidinha e ver a cidade inteira do alto. Também tem um restaurante lá. Não sei se é bom. Deve ser.

O ticket pra subir custa de 23 Euros.

IMG_6187

– Sou louca pelo Museu Judaico de Berlin. Adoro museus interativos e lá é super interativo. Num nível até infantil, eu diria. Mas eu gosto muito.

– Outro museu que fomos dessa vez e eu não tinha ido é o Pergamon. Ele fica na Museumsinsel, que é um lugar bem incrível, na verdade. É a região que concentra alguns dos principais museus de Berlin. O lugar é super bonito e está passando por uma revitalização agora pra ficar ainda melhor. Recomendo muito. O Pergamon é lindo!

– Um programa legal de fazer é fechar um walk tour pelas regiões dos grafites de Berlin. Os mais famosos ficam em Kreuzberg, além da clássica East Side Gallery. É claro que você pode fazer o passeio por conta própria, mas o que eu mais gostei foi de ter uma explicação sobre cada arte. Tudo faz muito mais sentido.

Fechei o nosso com o Original Berlin Tours. É gratuito. No final, você paga a quantia que acha que valeu o passeio. Existem outros passeios a pé também. Vale dar uma olhadinha no site e procurar o que tem mais a ver com você.

Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset IMG_6140Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with f2 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset  Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset IMG_6080Processed with VSCOcam with c1 preset

 

Agora o programa mais imperdível de Berlin, na minha humilde opinião.

Para começar, eu imploro que você considere o domingo em Berlin ao montar o seu roteiro. Nada abre na cidade, mas rola o Flohmärkt no Mauerpark. Se você der sorte como nós demos, estará sol e você nunca vai esquecer esse dia.

Nada mais é do que uma feira incrível que acontece em um dos parques de Berlin. A feira tem alguns achados muito bons (ainda vou fazer um post para falar de um deles), além de várias barraquinhas de comida e bebida. Aí você pega os seus comes e bebes e vai para o lado de fora da feira, onde tem um mega gramado. Nesse gramado, alguns grupos se juntam e fazem mini showzinhos. E é impressionante como rola música boa. Eu me senti num festival de verdade.

Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with c1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset

Essa última foto é de um karaoke que sempre rola por lá. Qualquer um pode subir ali e cantar pra essa pequena platéia. Tem coragem? O lado bom é que eu só vi aplausos. Não vaiaram ninguém hahaha

 

Andando pela cidade, é impossível não lembra de Hitler, da guerra, do muro. E, por incrível que pareça, te faz pensar na vida (profundo, hein?). Por isso, recomendo muito que você inclua a Alemanha nos seus planos europeus. As cidades são super tranquilas e fogem de vários roteiros turísticos, então você acaba não vendo grupos imensos de turistas pelas ruas. Além de Berlin, eu amo Colônia e Rothemburg ob der Tauber.

Processed with VSCOcam with g3 preset

Auf wiedersehen!

Anúncios

4 comentários sobre “Pra Que Lado… é o Mundo: Berlin

  1. Eu sempre tive loucura pela Alemanha. Inexplicável, mas eu sempre tive vontade de conhecer e foi o primeiro lugar que fui quando viajei para a Europa. Amei demais. Fui pra Munique e Berlim.
    Lindas fotos 😄

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Patricia!
      Que legal! Temos isso em comum 🙂
      Eu fui pra seis cidades da Alemanha na primeira vez que fui. Quase uma turnê. Sou doida pra voltar em Munique, porque me hospedei num hotel horrível de um bairro pior ainda, então fiquei com uma imagem ruim da cidade. Preciso voltar pra mudar isso.

      Que bom que gostou das fotos.
      Beijos!

      Curtir

  2. Pingback: Pra Que Lado… tem Compras: Papp-UV | Pra que lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s