Pra Que Lado… tem inspiração: Textinho sobre felicidade

Aqui perto da minha agência tem uma Livraria da Travessa, que é, talvez, a livraria mais confortante que existe. Só que é meio impossível sair de lá sem uma sacolinha, por isso as vezes evito entrar lá. Mas essa semana, não resisti.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Aí lá, vi que tá rolando uma série de livros de crônicas da Martha Medeiros que achei bem legal. Sendo sincera, tenho sérias dificuldades com leituras longas. Nem só leituras. Não consigo acompanhar nenhuma novela, série, nada que eu precise lembrar que tenho que fazer. Por isso, um livro de crônicas vai muito bem comigo.

Essa série tem três livros: “Paixão Crônica”, “Liberdade Crônica” e “Felicidade Crônica”. Adivinhem em qual eu fui?

Processed with VSCOcam with c1 preset

Já no final da primeira crônica, me deu vontade de mostrar pra todo mundo que tava do meu lado e colocar aqui também. Espero que gostem.

Freud em Wall Street

A felicidade não está concentrada nos pronunciamentos do ministro da Economia, nem na cobertura com quatro suítes anunciada no jornal, nem na concessionária da esquina. A felicidade tampouco está em algum serviço com prefixo 0900, não está em Bali e nem na farmácia que vende antidepressivo sem receita. Essa tal felicidade, mais procurada que bandido de história em quadrinhos e filho desaparecido, não mora num único endereço. Ela tem uma escova de dentes em cada lugar.

Se não me engano foi Freud quem disse que, assim como um prudente homem de negócios não coloca todo seu capital num único investimento, não se deve esperar toda a satisfação de uma única fonte. Os riscos são altíssimos.

Digamos que seus bens restrinjam-se a um cônjuge e dois filhos. Um tesouro. Mas, independente de quanto eles valham, não irão sanar as dívidas que seu coração um dia irá cobrar. O amor deles por você, por maior que seja, não será suficiente para pagar o servilismo de uma vida, a dedicação integral, o preço das fantasias não vivenciadas. Seu cônjuge, com o tempo, pode ficar maníaco, repetitivo, sem muito valor de revenda. Os filhos vão bandear-se para outros mercados e precisarão menos de sua auditoria. Família é que nem poupança, o investimento mais seguro que existe, mas fica a sensação de que se está perdendo alguma ótima oportunidade. Invista, pois, na família, mas mantenha outras reservas.

Uma profissão, pra começar. Deposite seus melhores neurônios nessa conta e corra atrás da rentabilidade.

Uma viagem. Duas. Várias. Retorno garantido, desde que você não invente de voar pela Air Cazaquistão.

Um hobby. Pintura, aeromodelismo, internet, pólo aquático, uma horta, origami, criação de orquídeas, voluntarismo. Um prazer secreto, cuja senha só você conheça.

O excedente aplique em livros, discos, cinema, num bom par de tênis, num colchão box spring, em silêncios, luares, conversas, sexo e num computador. Na falta de dinheiro e noções de informática, vale um grosso caderno de pauta. Escreva. Sonhe. Enlouqueça uma hora por semana.

Não espere toda a felicidade de uma única fonte. É Freud ensinando como economizar lamúrias.

Anúncios

5 comentários sobre “Pra Que Lado… tem inspiração: Textinho sobre felicidade

  1. que lindeza de texto, Laurinha.Eu vivo fazendo cursos que, aos olhos dos outros, parecem aleatórios mas pra mim são fontes novas de conhecimento onde eu aplico meu desejo de aprender sempre uma coisa que nunca imaginei, criando um ciclo de conhecimento que pra mim vale muito. Meu hobby é aprender 🙂

    Curtir

  2. Incrível, Laura. Muito legal você falar de livros aqui também. Quanto estavam esses da Martha? Eu já li “Doidas e Santas”, “Feliz por Nada” (que também é de crônica e você vai gostar) e muitos outros. Ela é ótima! Outro cronista excelente que eu já devorei os livros foi Fabrício Carpinejar. #dica Adorei o post e to amando o blog. Beijoo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s